segunda-feira, 1 de agosto de 2011

EXODUS

EXODUS de  JULIE BERTAGNA. 
ISBN: 978-85-62525-52-0 Editora: FAROL(que é do grupo DCL)

A sinopse da editora:

2100 e o mundo como conhecemos não existe mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado  primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço.
Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo."

Quando chegou o livro, li a sinopse e tive medo que esse livro fosse um eco-chato (Não me levem a mal, adoro reciclar, poupar energia, mas não gosto de pessoas que tem o discurso de: você é culpado, você é culpado, você é culpado!!).  Mas não é nada disso!! O livro é bem legal e aborda questões e dúvidas (da protagonista Mara) que lembro ter tido na minha adolescência, como: 
* Dúvida sobre a existência de Deus;
* A vida é uma prisão - ficar dentro do quarto;
* Se dar conta de como a sociedade ainda é machista (os meninos podem fazer várias coisas que as meninas não podem - isso nos meus 15-16 anos);
* Sobre maternidade, papel da mulher-mãe-dona de casa;
* Como os adultos tentam nos falar das coisas, que serão úteis no futuro, mas a gente simplesmente não quer ouvir e muitas outras pequenas coisas que vão aparecendo no texto e você fica repetindo: "Já pensei isso!".

O livro ainda traz questões mais atuais como: 
* Na realidade virtual, na internet, no ciber espaço "... não há regras, nem limites. Tudo pode acontecer." p.39
* Gravidez na adolescência, as artimanhas da sedução;
* E também fala do aquecimento global, da subida das águas , mas como pano de fundo;
* E outra questão bem forte são as sociedades formadas a beira das ditas pessoas civilizadas. Ela aborda como a sociedade só quer mostrar os bonitos, os inteligentes e quer fazer com tudo que é considerado por alguns feio, desaparecer.

Sabe, a autora aborda vários assuntos, sutilmente, que os pais tentam falar para os filhos, mas muitos acham careta ouvir da boca dos pais.

Eu gostei muito do texto, ele é bem escrito e não dá vontade de parar! Tinha horas que a leitura vinha num crescente e eu sentia meu coração acelerando junto com o da personagem! Eu aflita por ela. O texto é bem envolvente. E a todo instante eu parava pra anotar e sublinhar partes do livro, como vocês podem ver nas fotos!

E uma das partes que gostei muito é sobre o contar histórias, quando Mara, a personagem principal, diz pro povo das árvores (Treenesters que querem saber sobre a vida dela antes de chegar até eles) que ela não tem uma história pra contar:
Clique nas imagens pra aumentar!

Muito legal, li rapidinho, em 3 dias, as  344 páginas. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário