terça-feira, 18 de outubro de 2011

MORTOS DA FAMA - INVENTORES E SUAS IDEIAS BRILHANTES

Se você  é louco por ciência vai adorar esse livro!
 Esse livro segue o mesmo princípio do Beakman, um cientista maluco, dos anos 90, que tornava a ciência divertida!! Ciência pode e é divertida!!!

 MORTOS DA FAMA - INVENTORES E SUAS IDEIAS BRILHANTES
de MIKE GOLDSMITH e ilustrações de CLIVE GODDARD. Editora: Cia das Letras ISBN: 9788535918854
 
O livro começa explicando o que é um inventor, que pode ser:
* a primeira pessoa a ter uma ideia;
* alguém que fez a primeira invenção de alguma coisa;
* alguém que fez uma coisa funcionar tão bem que todo mundo quer um igual;
ou/e (porque um inventor também pode ser todas as opções)
* a primeira pessoa a patentear uma ideia.
 
 O livro traz ainda capítulos sobre Arquimedes, Leonardo da Vinci, James Watt, George Stephenson, Thomas Edison, Alexandre Graham Bell, os irmãos Wright (e aí discutimos sobre Santos Drumont, de como uma coisa pode ser pensada em 2 lugares ao mesmo tempo e também sobre como valorizam uns e menosprezam outros), Jonh Logie Baird, Guglielmo Marconi, entre outros!

E claro que você pode fazer experiências semelhantes em casa, depois de cada capítulo lido!
 
Escolhemos uma história do Arquimedes pra contar aqui.
Resumindo: 

O livro conta a história de um rei que deu à um ourives 1 kg de ouro para que ele fizesse uma coroa. Quando a recebeu sentiu que ela pesava 1 kg, mas desconfiou do seu servo. Então mandou chamar Arquimedes para que esse descobrisse se o ourives estava mesmo falando a verdade, mas sem derreter a jóia.
Arquimedes pensou, pensou e pensou. Um dia quando ele foi tomar banho numa banheira (na época elas eram públicas) viu que ao entrar, parte da água transbordou. Ele percebeu que isso poderia ser usado para determinar o volume da coroa.  Ela deslocaria uma quantidade de água igual ao seu próprio volume. Arquimedes fez isso com a jóia e depois com um 1 kg de ouro e descobriu que a coroa moveu muito mais água que o ouro sozinho, em estado bruto. Assim descobriu-se que o ourives tinha adicionado ao ouro uma quantidade de prata (um metal mais denso) para fazer a jóia para o rei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário