domingo, 30 de março de 2014

Battle Royale

Nossaaaa! Recebi um kit press da GLOBO LIVROS com um kit de sobrevivência e o livro BATTLE ROYALE de Koushun Takami. ISBN: 978-85-250-5612-2.

O livro é extremamente viciante e nos deixa tão dentro da história, que ficamos permanentemente num estado de alerta e tensão. 

Num futuro próximo o governo da Grande República do Leste Asiático possui um experimento militar chamado de "ATO BR" ou  "PROGRAMA" onde aleatoriamente uma classe inteira do nono ano do ensino fundamental (com jovens adolescentes entre 15 e 17 anos) é confiscada pelo governo.  

A turma em questão, deste ano é a Turma B da Escola de Ensino Fundamental Shiroiwa da Província de Kagawa. 42 alunos estavam felizes indo para uma excursão quando, de repente, todos ficam com sono e apagam. 

Nesse exato momento as famílias dos estudantes estão sendo avisadas que não verão mais seus filhos e caso os pais/tutores se exaltem (contra o governo) são estuprados ou/e mortos.
Quando os adolescentes acordam estão numa sala de aula desconhecida, de uniforme diferente, e com coleiras (que não conseguem tirar de jeito nenhum).  

Esta turma é levada à uma região do país onde viram peças de um jogo: Recebem um kit de sobrevivência com água, bússola, um mapa da ilha, um pouco de comida e uma arma (que pode ser desde um garfo, uma tampa de panela, uma foice ou até mesmo um revolver), e a principal regra é matar uns aos outros até restar apenas um (o vencedor).  Todos têm 48 horas para matar os colegas de classe ou morrer na tentativa. A coleira na verdade é um localizador. Portanto, se alguém tentar fugir da ilha, o governo saberá. Se nenhum aluno morrer em 24 horas, a coleira de todos explodirá e, assim, “O PROGRAMA” não terá nenhum vencedor. Desta vez o jogo é numa ilha deserta. Eles podem ficar nas casas, apartamentos, lojas, nas montanhas ou no farol ... muitos pensaram em se esconder para não ter que matar e muito menos morrer. Só que, para piorar as coisas, a ilha foi dividida em Quadrantes. A qualquer momento do dia ou noite pode acontecer de um ou mais quadrantes serem designados como áreas proibidas, obrigando os alunos, lá escondidos ou localizados, a saírem rapidamente, quanto antes. Alto-falantes, instalados pela ilha, informam os alunos quando um quadrante se torna proibido. Se o aluno não sair da área proibida, sua coleira será explodida. Tensão, tensão e mais tensão!

É uma história de violência, terror psicológico e imprevisível do inicio ao fim.

Será que os estudantes conseguem se rebelar contra o governo? Será que colegas e amigos, em função do terror e medo, vão se matar mesmo? Será que muitos vão deixar de lado seus princípios e pensar na auto preservação? Será que em meio a essa loucura toda vão conseguir manter sua racionalidade? Será que a violência é a maneira mais rápida de sair daquela situação? Será que conseguirão vencer o governo sozinhos?

Confesso que não curto livros de violência e não consegui chegar ao fim. Não conseguia dormir a noite, com as cenas de violência repassando na minha cabeça. É um livro que quando você o abandona, fica te chamando, apesar do conflito de interesses (curiosidade x medo da história).
Na 2ª e 3ª capa está o mapa da ilha divida em Quadrantes e as horas em que alguns deles tornam-se proibidos. E ao final de cada capítulo há uma contagem regressiva, que aumenta a tensão. Quantos será que restarão até a próxima virada de página???

Indico, pra quem não teme sangue e morte e violência! 

E pra quem gostou, há a versão Mangá e também o filme (considerado Cult).

Nenhum comentário:

Postar um comentário