quarta-feira, 26 de março de 2014

O PORCO ENTRE OS PEIXES

O PORCO ENTRE OS PEIXES de JASMIN RAMADAN, Editora: 8Inverso, ISBN: 9788562696275
Stine é uma típica adolescente alemã, tentando saber quem ela realmente é. Sua mãe a abandonou quando nasceu e foi criando por um pai sonhador e uma madrasta permanentemente bêbada e infiel. Tem uma tia homossexual e uma vó severa e amarga. O livro mostra um recorte da vida de Stine: experiências com drogas, vida sexual, o primeiro amor, desilusões, frustrações, o sentimento de solidão, dúvidas e medos (principalmente de lugares fechados).
Sonha em conhecer a mãe, mas não sabe exatamente onde achar uma pista do seu paradeiro (até no Google procura). Sonha em vivar uma artista (desenha muito bem), tem vontades de seguir seu destino, fazer outras coisas, mas com medo de magoar o pai, não sai de casa e trabalha na lanchonete da família, embora não goste nem um pouco. 
O livro chama-se O PORCO ENTRE OS PEIXES porque num jantar a vó de Stine serve carpas e explica que aquele tipo de peixe é onívoro, come tudo o que vê pela frente, como se fosse um porco entre os peixe . Depois compara às pessoas, dizendo que também somos assim. Engolimos tudo pela frente, somos capazes de nos habituar com o que a vida nos oferece, que nem sempre é o que desejamos e gostamos.
 O livro ainda trata de multiculturalismo, identidade, escárnio às convenções sociais e busca de autoconhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário